sexta-feira, 15 de junho de 2012

Provas Externas


 A Prova São Paulo

A Prova São Paulo, é um dos instrumentos que compõe o Sistema de Avaliação de Aproveitamento Escolar dos Alunos da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.
A Prova São Paulo é realizada anualmente para todas as séries do Ensino Fundamental a partir do 2º ano do Ciclo I, de forma censitária para os 2º e 4º ano do Ciclo I, 2º e 4º ano do Ciclo II do ensino de oito anos e de forma amostral para o 3º anos do Ciclo I e II. Para o 1º ano do Ciclo II, são acompanhados censitariamente os alunos que apresentaram proficiência inferior a 150 em Língua Portuguesa e de forma amostral os demais alunos. São avaliados de forma censitária também todos os alunos do PIC.

 A Prova da Cidade

A Secretária Municipal da Educação por meio do Núcleo de Avaliação Educacional e a Diretoria de Orientação Técnico-Pedagógica  criaram de um novo instrumento de avaliação para a Cidade de São Paulo, que pudesse  auxiliar os alunos a adquirirem novas atitudes e comportamentos frente a avaliações externas e em larga escala.
A Prova da Cidade, consubstanciando-se em um instrumento pedagógico para que professores e gestores das escolas realizassem um diagnóstico do processo de aprendizagem do 1º semestre de cada ano letivo, fornecendo mais um subsídio para o replanejamento do 2º semestre.

A Prova Brasil
Prova Brasil foi criada em 2005, a partir da necessidade de se tornar a avaliação mais detalhada, em complemento à avaliação já feita pelo Saeb. A Prova Brasil é censitária. Por esta razão, expande o alcance dos resultados, porque oferece dados não apenas para o Brasil e unidades da Federação, mas também para cada município e escola participante. A Prova Brasil avalia todos os estudantes da rede pública urbana de ensino, de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental.

A Provinha Brasil 

Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. A aplicação em períodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado.
            A partir das informações obtidas pela avaliação, os gestores e professores têm condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização aumentando as chances de que todas as crianças, até os oito anos de idade, saibam ler e escrever, conforme uma das metas previstas pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. 

A Provinha Brasil é elaborada pelo Inep, e distribuída pelo MEC/FNDE para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal. Assim, todos os anos os alunos da rede pública de ensino, matriculados no segundo ano de escolarização, têm oportunidade de participar do ciclo de avaliação da Provinha Brasil.      Fonte: http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br

Após a leitura sobre os tipos de provas externas, chegamos a conclusão de que elas são enviadas pela Secretaria de Municipal de Educação, com a finalidade de avaliar o conhecimento dos alunos nas matérias de língua portuguesa e matemática entre outras, e avaliar as escolas para se ter uma ideia da capacidade dos alunos e ajudar  os professores no replanejamento de suas aulas.

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